ENOTURISMO

Componente nobre da actividade turística, o Enoturismo é o Turismo do Vinho. Consiste na viagem ao mundo dos sabores e aromas do vinho e apreciação das tradições e culturas das comunidades que o produzem. O Enoturista aprecia esta bebida mas também procura as suas paisagens, explora a gastronomia e utiliza estruturas hoteleiras e de lazer. O visitante deixa-se envolver pela cultura e pormenores de tudo o que se associa à produção e degustação do vinho, visita vinhedos, dialoga com o produtor, e tem a oportunidade de conhecer a actividade da produção vinícula, tomando nota dos seus segredos e compreendendo melhor o seu resultado.

Realizam-se provas dos vinhos Casa dos Varais, vinhos DOP (mêsa) e generosos. Estes últimos com possibilidade de serem harmonizados com chocolate. Com visita ao Lagar (Adega) e Armazéns. Preço por prova: Vinhos DOP 5€/ pax; Vinhos generosos com harmonização 35€/ pax.

O Vinho desde tempos imemoriais que está associado à gastronomia portuguesa envolvendo engenho agrícola, marcando os usos e costumes de um povo, revelando-se na arte e na arquitetura e, vincando, de forma indelével mas sustentável a paisagem.” Turismo de Portugal

View the embedded image gallery online at:
http://casadosvarais.pt/index.php/pt/enoturismo#sigFreeId73937b3ffa

A Quinta dos Varais, também conhecida como Casa dos Varais, é a única no Douro que realiza anualmente a chamada POUSA NOS VARAIS – é pisar o mosto em lagares de pedra – processo antigo de fazer o vinho. Uma tradição secular em que após o corte das uvas, estas são levadas para os lagares de pedra para serem pisadas em ambiente de animação. É respeitando estas tradições que, nos lagares de pedra da Casa dos Varais, se celebra o vinho, o produto mais importante da Região do Douro. Convidamos o público em geral a pisar o mosto.